Fonte da Foto: http://www.fotosimagens.net/consultorio-odontologico.html
Meus conselhos:
- Procure estar informado sobre as novidades estéticas da Odontologia (se não trabalhar com isso, faça parcerias de indicação - essa área é de grande procura e pode garantir novos pacientes mesmo em épocas de crise)
- Não misture suas contas pessoais com as contas do consultório (senão você não vai conseguir saber quanto ganha e nem como formar seus preços).
- Não permita que pacientes façam pagamentos com barganhas de serviços (se o paciente for arquiteto, médico, decorador e te oferecer trocar um serviço pelo outro) - isso vai te desvalorizar e atrair outras pessoas com jeitos exóticos de pagar. Pense bem, o serviço do dentista muitas vezes requer continuidade e demanda tempo. Com certeza você vai sair perdendo.
- Não permita que pacientes ou atendentes usem seu consultório para vender produtos em catálogos ou qualquer tipo de venda.
- Não combine serviços que não tenham uma assinatura do cliente e a descrição do serviço. Receba adiantamento e programe o tratamento conforme a forma de pagamento. Evite terminar o tratamento muito antes do término do pagamento.
- Não dê manutenção gratuita em provisórios. Esse é um grande problema nos consultórios. Os pacientes nunca decidem pelo definitivo e te arruinam financeiramente. E o pior, como se habituam a sentar na cadeira de graça, tudo o que você for cobrar, por mais barato que seja, parecerá caro. Estabeleça um prazo de garantia e a partir daí, cobre.
- Procure um protético de confiança que não seja extremamente careiro. Porque pela repetição do trabalho, prazos não cumpridos e falta de qualidade, quem responderá será o dentista, o que comprometerá sua imagem e seu lucro.
- Separe um orçamento para fazer compras no Congresso, porque os preços são muito bons e podem ao longo do ano maximizar seus lucros.
- Procure comprar os suprimentos do consultório por atacado. Comprar pouca quantidade sai mais caro e demanda tempo.
- Escolha uma recepcionista com sorriso bonito e boa dicção, que atenda todos com a mesma atenção.
- Invista no seu próprio sorriso, que é o maior cartão de visitas do consultório.
- Não tenha políticas distintas de atendimento ou pagamento conforme o paciente. Porque isso confundirá sua atendente e até o atendimento telefônico ficará comprometido, chegando ao ponto da atendente gaguejar e não saber o que responder. Isso é péssimo.
- Lembre-se de que quando atende alguém de graça você está desrespeitando o paciente que te paga. Por que o que te paga direitinho e é honesto merece pagar por aquele que quer te explorar?
- Evite ser o psicólogo do seu paciente. Seu cliente pensará que você tem todo o tempo do mundo, fatalmente fará amizade demais e a relação de respeito poderá estar ameaçada. Se você comparar o tempo de atendimento que esse tipo de paciente demanda e olhar quanto um psicólogo cobra por hora, verá que saiu no prejuízo, além de gastar produtos odontológicos e trabalhar de graça.
- Evite reclamar demais, tanto dentro do consultório como fora. Os dentistas são famosos por se queixarem demais da vida. Antigamente os dentistas eram mais respeitados e famosos por serem "careiros". Hoje os materiais odontológicos continuam caríssimos, mas as pessoas querem os trabalhos a preço de banana. Muito disso se deve à falta de compostura de muitos profissionais, além da banalização dos planos odontológicos, que vieram agregados aos planos médicos e por mais dez reais o sujeito "ganha" o plano odontológico. Por isso o dentista precisa se valorizar 24 horas por dia, porque o curso é muito caro, todo o material é caro, o trabalho é altamente especializado e não pode ser visto como uma "tapa-buracos". Tudo isso envolve formação de preços, de valores e a postura do profissional.
- Mantenha em seu consultório uma lista com os endereços das UBS e serviços odontológicos gratuitos, como universidades. Entregue ao paciente que quiser seu serviço grátis. Educadamente ficará livre do incômodo. Esse método é muito bom para o dentista que não sabe falar NÃO.
- Tenha em seu consultório alguns endereços de atendimentos odontológicos 24 horas. Assim você não precisará se sentir culpado quando o dente da frente do seu paciente quebrar e você estiver viajando ou de férias. Você também pode manter essas informações num site ou blog para que o paciente possa entrar a qualquer hora.
- Evite conversar assuntos pessoais pelo telefone na presença de seus funcionários. Isso certamente ocasionará um desrespeito, o que é muito ruim para sua relação profissional.
- Não fume nem permita que fumem dentro do seu consultório. O cheiro não vai embora com o paciente.
- Não forme seus preços baseado nos preços de mercado. Os cursos que você fez foram só seus, o IPTU e o aluguel do seu consultório são só seus, seus anos de experiência também são só seus. Atenda com qualidade e valorize-se.
- Não permita que a família toda entre no consultório quando a consulta for com uma criança, adolescente ou idoso. Escolha apenas um acompanhante, para manter um ambiente de respeito.
- Não mantenha uma secretária eletrônica com viva-voz dentro da sala de atendimento. Durante a consulta seu paciente pode ouvir algo que não deve.
- Use sapatos limpos. Sapatos brancos sujos ficam muito feios. Melhor usar uma roupa colorida com jaleco do que roupas brancas que não estejam impecáveis. Opte por sapatos fechados. Luvas, máscara e touca são mais do que higiênicos, também fazem parte do respeito que o paciente terá.
- Entregue o horário da próxima consulta por escrito. É comum pacientes se fazerem de esquecidos pra aparecerem a qualquer hora, dizendo que quem confundiu foi o dentista.
- Mantenha a agenda sempre por perto para não esquecer que marcou alguém.
- Organize as contas por mês e por tipo. Assim ficará mais fácil comparar os preços dos fornecedores e saber a hora de procurar algum melhor.
- Procure prender a atenção do paciente com alguma imagem relaxante na linha dos olhos.
- Evite telefonar pro paciente, a não ser em casos especiais.
- Procure manter um dia da semana livre, ou pelo menos um período, para estudar ou criar novos projetos
- Mantenha seu consultório com boa aparência. Não precisa ser chique, mas precisa ser limpo e bem pintado, com bom aroma.
- Não aceite negociações de preço. Mas saiba que os clientes preferem dividir, então fale o preço em parcelas, e não o valor cheio logo de cara. Se ele preferir pagar à vista, aí sim faça o desconto.
- Não venda recibos.
- Não faça consultas com limpezas grátis, a não ser que seja um plano de marketing.
- Não dê olhadinhas em acompanhantes. A não ser que seja agendada uma consulta ou que você tenha tempo de fazer a consulta.
- Evite misturar pacientes de convênio (caso você atenda algum) com pacientes particulares. Eles certamente conversarão sobre preços.
- Evite deixar o paciente esperando muito tempo e também não atenda quando ele demorar horas para aparecer.
- Crie uma política de cobrança de consultas para pacientes que faltam sem avisar. De preferência deve estar escrito isso no contrato de orçamento.
- Cada vez que aparecer uma intercorrência durante o tratamento que você precise cobrar, insira no orçamento e faça o paciente assinar novamente.
- Nunca deixe todo o pagamento para o final do tratamento. Muitos pacientes faltam e te dão o "cano" 100%.
- Não aceite pacientes que falam que o pai vai pagar, o tio vai pagar, a mãe e etc... Receba em dinheiro ou entre num programa de cartões de crédito.
- Faça propaganda. Procure respeitar as diretrizes do conselho, mas não tenha medo de ter um blog, fazer um anúncio, dar uma entrevista, colaborar para uma revista, um programa de educação em saúde em clubes, escolas e associações, no jornalzinho da igreja, etc... Essa área é um oásis de ideias e você não pode se fazer de rogado em questão de comunicação. Se não fizer, alguém estará fazendo no seu lugar.
- Se tiver espaço, divida o consultório com algum outro profissional, de outra área. É comum o cliente de um contratar os serviços do outro.
- Com o passar do tempo, contrate estagiários. Isso é bom para o país, para sua rede de relacionamentos e também para a prosperidade do consultório. Você poderá usar seu tempo para fazer outras coisas enquanto o estagiário estiver trabalhando em atividades menos complexas.
- Escolha uma área e especialize-se. Faça parcerias com outros dentistas.
- Invista em atendimentos em domicílio. Eles costumam dar bastante lucro e são uma grande demanda de mercado.
- Quando atender fora do seu horário de trabalho, cobre taxa de urgência. Senão seus pacientes ficarão mal acostumados e vão querer seus horários mais nobres de descanso para sua comodidade. Quando você perceber, estará trabalhando mais tempo quando o galo cantar e durante a noite e aos finais de semana. Feriado prolongado então... É horário preferido de quem não se programou para nada. Paciente bom se adapta ao seu horário e não o contrário.
- Se estiver passando por problemas financeiros, não deixe que todo mundo fique sabendo. O respeito por você tenderá a cair e atrairá pessoas com as mesmas queixas. Quando for ver, estará trabalhando por pena de quem não tem pena de você.
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