O blog é uma empresa. Qual é o organograma do seu blog?


EMPRESA: Nome do seu blog.

LOGOTIPO: Desenho ou ícone que utilizará para a divulgação nas redes sociais.

SÓCIOS CAPITALISTAS: Quem paga suas contas de acesso à internet, energia, etc. Também quem aceita anunciar no seu blog. Seus parceiros como o Google Adsense ou outros patrocinadores.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Quem divulga o seu blog. Pode ser o Facebook e o Twitter (os relações públicas podem se tornar espelhos da página da empresa, hospedando novos sócios capitalistas.

CLIENTES: São seus leitores.

FUNCIONÁRIOS CRIATIVOS: Quem inventa suas postagens.

OPERÁRIOS 24 horas: São os posts do seu blog.

EXECUTIVOS 24 horas: São as postagens auxiliares enviadas às redes sociais.

ARTICULADOR DE LOGÍSTICA: Quem projeta e organiza o mecanismo de linkagem dos posts, tanto na organização dos textos e seus ganchos como no jeito que envia as informações para a rede, tentando otimizar a divulgação, para multiplicar as informações com eficácia e sucesso. Ex: Descobrir o horário de maior movimento de seus seguidores no Twitter, ou quando estão mais susceptíveis à leitura, etc.

DEPARTAMENTO DE MARKETING: Projeção de escolha de assuntos, forma de divulgação e imagem do blog.

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS: Gerenciamento dos investimentos e dos ganhos. $

DEPARTAMENTO DE DIREITOS AUTORAIS: Avaliação e desenvolvimento de conteúdo próprio, como textos, imagens e registro de produtos.

SÓCIOS INTELECTUAIS: Quem faz comentários, curte, retuíta, divulga, elogia, compartilha, segue e se inscreve.

ENDEREÇO: Onde você trabalha mais tempo.

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS: Quem avalia o público alvo e projeta os cursos que os colaboradores criativos e administrativos terão que fazer para alimentar e gerenciar o blog.

FRANQUIAS: Páginas de blogs que fazem parte do projeto, mas com outros nomes ou particionando os assuntos por público e as redes sociais.

DEPARTAMENTO DE PRODUTOS: Listar os produtos que produz a partir de seu trabalho, caso produza algum além da web.

Ex: Há muitos outros departamentos que podem ser incluídos, conforme seu trabalho. Faça a sua lista.

Informações complementares: Caso decida trabalhar ou já trabalhe com blogs, procure se organizar para navegar com foco. Faça listas diárias que contenham:


  1. Quais atividades pretende realizar naquele dia
  2. Quantas visitas recebeu no dia anterior (planilha)
  3. Quando realizará backup (recomendação semanal)
  4. Quantas vezes navegará pelas redes sociais para divulgar seu trabalho
  5. Como será o caminho de navegação pela web para conquistar leitores
  6. Qual será seu horário de trabalho
  7. Separar um horário só para estudar
  8. Andar com um caderninho para anotar suas ideias
etc...

Sugestão de leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares